Inovação e tecnologia para informar e cuidar da saúde
A Startup TáNaHora Saúde Digital, finalista do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2016, acaba de criar um serviço inédito – Um robô que tira dúvidas da população sobre a febre amarela pelo Messenger.
Ao acessar a página Tinah Bot no Facebook, o internauta terá acesso a informações e pode dar início a um chat, que se inicia assim:
“Vamos conversar sobre a Febre Amarela?
Se informar é o primeiro passo para a prevenção!”, convoca a robô.
Diante do aumento de pesquisas na internet sobre a doença, além da proliferação de notícias falsas e alarmistas sobre a transmissão da doença e a letalidade da vacina.
A equipe da Tá.Na.Hora desenvolveu o serviço de utilidade pública em três dias.
“Além do baixo custo, os ‘bots’ na rede social podem engajar mais pessoas”, explica Mariana Negrão, coordenadora do projeto. A febre amarela virou prioridade na empresa que usa tecnologia para informar e levar noções de saúde para a população.
“Decidimos parar com o que estávamos fazendo para os clientes e abrimos para a população”, diz Michael Kapps, cofundador da Tá.Na.Hora. A proposta é uma comunicação leve, mais próxima da linguagem humana, e que atinja diversos públicos com conteúdos com informações difundidas por fontes oficiais.
Ao entrar e curtir a página, automaticamente Tinah começa a interagir, chamando pelo nome de quem puxou a conversa:
“Olá, como vai? [nome]. Eu sou Betina, mas pode me chamar de Tinah. Sua assistente pessoal de saúde”. A partir daí, está apta a responder perguntas, tais como “Como posso me prevenir?”, “Onde posso me vacinar?”, “Quem pode tomar a vacina?” e “Macacos transmitem febre amarela?”.
Além de respostas às questões objetivas, os usuários recebem informações gerais como “Mitos e Verdades” sobre febre amarela, e gifs e memes populares nas redes sociais sobre o tema.
“As pessoas contam casos, agradecem pelas informações”, relata Negrão.
Para aqueles que ainda não tomaram a vacina, a robô vai fazer alertas periódicos ao longo de quatro semanas.
A expectativa
“A expectativa é chegar a milhares de pessoas”, afirma Kapps.
A startup cria robôs inteligentes para a gestão de saúde da população. Em 2017, trabalhou em parceria com a prefeitura de Marechal Deodoro, região litorânea de Alagoas. Por meio de avisos enviados por SMS sobre os perigos de dengue e outras doenças após as enchentes, por exemplo.
Artigo produzido pela FOLHA