Saúde de Goiás lança programa de Modernização da Gestão

Saúde de Goiás lança programa de Modernização da Gestão

Gestão por Processos busca aperfeiçoar o trabalho visando à melhoria dos serviços de saúde entregues aos cidadãos

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) lançou, nesta segunda-feira (15/05), o projeto de Gestão por Processos – programa de modernização da Gestão da Saúde de Goiás. “O governo estadual tem um foco na excelência de suas atividades, onde modernizar é sinônimo de tornar eficiente e de prestar serviço com qualidade. Teremos, a partir deste projeto, mais agilidade, eficiência e mais transparência na gestão da Saúde de Goiás”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela. O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento (Segplan).

 O objetivo do projeto da Saúde de Goiás é modernizar a gestão, melhorar e transformar as atividades e processos já realizados, otimizando o cumprimento das estratégias e metas da SES-GO e das políticas públicas de saúde. A Saúde de Goiás tem sido referência para outros estados com a criação do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde – Conecta SUS e também com o modelo de administração de todos os hospitais da rede própria por Organizações Sociais. A Gestão por Processos iniciada na SES-GO é mais um projeto de modernização da gestão da saúde pública, cuja finalidade é fazer a entrega de serviços de saúde de melhor qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto da SES prevê que a gestão da pasta seja feita por processos de trabalho qualificados com metodologias adequadas, capazes de reduzir a burocracia e melhorar os serviços prestados à população. “Para, cada vez mais, atender melhor o cidadão goiano na área da saúde, nós estamos implantando este programa de transformação da gestão. E o secretário Leonardo Vilela tem dirigido esforços para que isso permeie todas as áreas da secretaria”, afirmou o superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças da SES, Lucas Paula da Silva.

Para a superintendente Executiva de Planejamento da Segplan, Paula Amorim, que no evento representou  o secretário Joaquim  Mesquita, a expectativa é que a SES se torne  um case de sucesso. O superintendente de Modernização Institucional da Segplan, Vandir Gomes, disse que essa é uma área estratégica para qualquer governo em termos de serviço ágil e moderno.

Na solenidade de lançamento estavam presentes todos os superintendentes da SES, gerentes e coordenadores de gestão, reunidos no auditório da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago. O projeto amplia a transparência, combate desperdícios, racionaliza custos e traz mais segurança e qualidade ao trabalho prestado pelos servidores da pasta.

“A análise crítica de como fazemos vai apontar como podemos otimizar o nosso trabalho e corrigir o que for necessário. As demandas da Saúde são crescentes e temos a oportunidade de rever nossas práticas e propor um novo modelo de gestão para a Secretaria de Saúde, num processo que será contínuo”, ressaltou Lucas Paula da Silva. Ele explicou, ainda, que já foram designados 46 coordenadores de gestão, que serão os responsáveis por implantarem o trabalho em cada uma de suas áreas, com o apoio de todos os 9,3 mil servidores ativos da Saúde de Goiás. 

Fonte: Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS)