KPI – Indicadores-Chave de Desempenho

KPI – Indicadores-Chave de Desempenho

Vivenciamos um cenário empresarial em um ritmo de evolução cada vez mais acelerado, este se deve ao surgimento de novas empresas que oferecem portfólios de produtos e serviços muito semelhantes, o que, felizmente, eleva o poder de escolha do cliente. Tal ponto influencia o mercado de consumo, o que torna o consumidor a parte de maior importância nessa relação, obrigando as empresas a atingirem um maior desempenho de suas atividades a fim de oferecê-los algum diferencial. Para isso empresas dos mais variados portes e segmentos vem implementando ações que buscam atingir a máxima perfórmance de seus processos a fim ampliar seus resultados com o maior nível de qualidade possível.

Nesse intuito, cresce a cada dia o número de empresas que buscam gerir suas atividades fundamentadas em ferramentas, metodologias, filosofias e técnicas de gestão em busca da excelência. Uma dessas técnicas de gestão que vem ganhando espaço é o Key Performance Indicator (KPI), ou em sua tradução literal, “Indicador-Chave de Desempenho”.

Os KPIs podem ser definidos como um conjunto de métricas que possibilitam verificar o desempenho organizacional, bem como o grau de eficácia em que estão sendo realizadas as atividades estabelecidas para se atingir determinados objetivos estratégicos. Além desse ponto, os KPIs oferecem outros diversos benefícios em sua aplicação, sendo uma delas a possibilidade de proporcionar uma comunicação entre os atores internos da empresa de forma mais eficaz. Isso ocorre, pois, a exposição desses indicadores facilitam a transmissão da missão e visão institucional para colaboradores de diferentes níveis hierárquicos, na qual estes possam identificar o seu papel na organização e se posicionar para se obter o êxito esperado, tornando-os mais envolvidos com a realização dos objetivos traçados.

Dessa forma pontua-se que os KPIs visam a melhoria contínua dos processos organizacionais, nos quais o auxílio de hardwares, softwares e tecnologia podem ser aplicados de forma ampla ou, até mesmo, em partes pontuais de um processo, com o objetivo de ampliar o nível de eficiência do acompanhamento. Tais indicadores estimulam o foco pela alta performance, ao passo que levam sempre ao estabelecimento de metas mais elevadas, porém aplicáveis. Portanto tais indicadores é de grande valia para os gestores, pois permitem um gerenciamento mais eficaz da organização e também os auxilia nas tomadas de decisões estratégicas indicando o rumo que deverá ser seguido ou a correção de rota caso os resultados esperados não esteja dentro do estabelecido.

Para cada objetivo que a organização venha ter é possível implementar KPIs que se encaixam melhor em seu desenvolvimento, podendo estes serem quantitativos como qualitativos. Para a área de vendas, por exemplo, pode-se utilizar indicadores como quantidade de conversão dos visitantes das mídias sociais em clientes, o ticket médio dos clientes em sua compra e o Churn Rate (taxa de cancelamento) que significa a quantidade efetiva da perda de clientes em um determinado período.

Qual os KPIs de sua organização? Suas ações estão alinhadas com os objetivos traçados? Caso queira implementar KPIs em sua organização, entre em contato conosco, temos várias soluções em gestão que podem contribuir com a alavancagem de sua operação e negócio.

Autor: FBR Assessoria e Serviços Gerenciais