Integração dos sistemas de informação podem melhorar a qualidade do atendimento de saúde!

Integração dos sistemas de informação podem melhorar a qualidade do atendimento de saúde!

Atualmente, o uso da tecnologia pode trazer vários benefícios aos serviços hospitalares. Um exemplo disso é a possibilidade de integração que os sistemas de informação oferecem por meio de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Essa ferramenta, além de mapear todos os processos, auxilia no monitoramento do estado de saúde dos pacientes, bem como o garante ao profissional de saúde o acesso a informação de forma instantânea, no qual facilita e permite uma maior assertividade e qualidade no atendimento, impulsionando, dessa maneira, a medicina preventiva.

Só no Brasil, cerca de 57,4 milhões de pessoas possuem pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT), enfermidades responsáveis por mais de 72% das causas de mortes no país, segundo dados do Ministério da Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas doenças poderiam ser evitadas se as pessoas recebessem mais orientações de como preveni-las. De acordo com Aliança para a Saúde Populacional (Asap), a falta de prevenção é responsável por 50% delas, genética e o ambiente, por 20%; e a falta de acesso à atenção médica, por 10%.

Com o objetivo de utilizar os seus Sistemas de Informação a Saúde de forma integrada, o Ministério da Saúde desenvolveu o e-SUS. Este novo sistema de informação, tem o objetivo de contribuir com a integração entre os vários pontos das redes de atenção, de modo a permitir um registro da situação de saúde de cada cidadão, por meio do Cartão Nacional de Saúde. O e-SUS, também possibilitará a interoperabilidade entre os diferentes sistemas de informação.

O e-SUS conta com três linhas de atuação, sendo a e-SUS AB, e-SUS Hospitalar e a e-SUS SAMU.  A primeira diz respeito a estratégia para reestruturar as informações da saúde na Atenção Básica em nível nacional. Nesse sentido, o sistema busca integrar as informações dos pacientes, para que dessa forma, os profissionais responsáveis pela atenção básica de saúde possam oferecer um atendimento com mais qualidade. A segunda trata-se de um software de gestão hospitalar completo, desenvolvido em tecnologia web. Esse software tem seu foco no HIS (Hospital Information System) e PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), além de oferecer uma ferramenta para geração de relatórios, formulários dinâmicos baseados em metadados, painel de indicadores de gestão, sistema de laboratório e ERP. Ele pode atender as demandas de Hospitais Públicos na esfera Federal, Estadual e Municipal, bem como o Projeto S.O.S. Emergências, UPA´s e todas as demandas no âmbito do Ministério da Saúde. A terceira é sobre o sistema utilizado para captura de dados do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Esse sistema, que foi desenvolvido para funcionar de maneira autônoma, terá sua integração aos relatórios dos procedimentos realizados no atendimento de urgência e deverão ser incorporados nos boletins de produção gerenciados pela central de regulação. Esse sistema poderá auxiliar na qualidade do atendimento possibilitando acesso a informações fidedignas sobre os pacientes e com maior velocidade.

Com a utilização desses sistemas de informação, é possível elevar o Sistema Único de Saúde a um novo patamar de qualidade e de eficiência, no qual é tendência em várias instituições de saúde de todo o mundo. A integração das informações alinhada ao macroprocesso de atendimento ao paciente garante agilidade na tomada de decisão, redução de custos devido à redução ou eliminação de ações duplicadas, dentre outros pontos que melhoram a efetividade do tratamento da saúde e a identificação de gargalos do sistema.

Fonte: A partir do Portal da Saúde e do Website Saúde Business