BPM – (Business Process Management)

BPM – (Business Process Management)

Gerenciamento de Processos de Negócio

Um dos desafios para os gestores é saber o que se passa em sua organização, desde processos simples até os mais complexos. Nesta linha um bom gerenciamento pode lhe trazer benefícios, afinal, como diziam Kaplan e Norton (1997) “medir é importante: o que não é medido não é gerenciado”,  e sabe-se que apenas o que é gerenciado pode ser melhorado.

Diante do exposto, surgiram ao longo dos anos diversas abordagens e ferramentas de gestão aliadas a filosofias de sempre melhorar os resultados organizacionais, promovendo assim, o aumento de sua eficiência. Conforme o CBOK (Corpo de Conhecimento em Gerenciamento de Processos de Negócio), o Business Process Management (BPM) (ou, traduzido para o português: Gerenciamento de Processos de Negócio) é mais do que isso. Trata-se de uma nova forma de articular e aplicar de forma integrada abordagens, metodologias, estruturas de trabalho, práticas, técnicas e ferramentas para processos que muitas vezes são aplicadas de maneira isolada. BPM é uma visão holística de como organizar, estruturar e conduzir o negócio. BPM também reconhece o papel-chave de pessoas com habilidades e motivação, bem como o uso correto de tecnologias para entregar melhores produtos e serviços para os clientes.

Sendo assim, conforme o CBOK, podemos afirmar que BPM é uma disciplina gerencial e um conjunto de tecnologias que provê suporte ao gerenciamento por processos. Uma organização é um sistema de processos interativos cujo desempenho deve ser equilibrado. Cada vez mais aqueles que estão envolvidos no gerenciamento do desempenho corporativo percebem que é o desempenho de processos interfuncionais, e não de áreas funcionais ou um conjunto de ativos, que deve ser o foco central para alcançar verdadeiros resultados. Quanto mais ampla for a iniciativa de BPM na organização, mais eficiente ela será e mais valor irá agregar. Essa abordagem visa trazer aos gestores informações sobre como estão sendo executados os processos, possibilitando assim, uma visão geral do negócio, bem como atribuindo uma base sólida para tomada de decisões. Outro ponto importante é que, ao trabalhar a visão ponta a ponta da organização, o BPM avança em quebrar as barreiras para quem faz gestão por áreas e não por processos, além de contribuir efetivamente para que sua organização trabalhe o foco do cliente.

A utilização da metodologia de BPM apresenta, por sua vez, um rápido crescimento nos últimos anos, devido a sua finalidade e rapidez com que aperfeiçoa os resultados nas organizações em que é implantada. Pontua-se que este método ainda é pouco conhecido no mercado brasileiro, mas sua perspectiva de crescimento é bastante motivadora, uma vez que sua eficiência é comprovada em outros países.

Outra vantagem competitiva que o BPM pode oferecer às organizações é a possibilidade de uma melhoria contínua de suas ações, tornando mais eficiente e assertiva as tomadas de decisões de seus dirigentes. Transparência nas etapas do projeto, maior controle administrativo, aumento da produtividade, redução dos custos, automação de processos e geração de evidências são algumas das  possibilidades que essa ferramenta poderá trazer às organizações que implantam esta abordagem.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

AALST, W. M. P. van der; HOFSTEDE, A. H. M. ter; WESKE, M. Business Process Management: A Survey. In: AALST, W.M.P. van der, HOFSTEDE, A.H.M. ter; WESKE, M. (Org.) INTERNATIONAL CONFERENCE ON BUSINESS PROCESS MANAGEMENT (BPM 2003), Lecture Notes in Computer Science. Berlin: Springer-Verlag, p. 1-12, 2003.

ABPMP (Association of Business Process Professionals). Guia para Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK), Versão 3.0, 2013 1ª edição.

CRUZ, Tadeu BPM&BPMS BUSINESS PROCESS MANAGEMENT & BUSINESS MANAGEMENT Systems. Rio de Janeiro 2008 2ª edição.

DEMING, W.E. Qualidade: a revolução da administração. Saraiva: Rio de Janeiro, 1990.

KAPLAN, R.S.; NORTON, D.P. A estratégia em ação: balanced scorecard. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.