Diagrama de Ishikawa

Diagrama de Ishikawa

Em uma organização, no decorrer de sua vida, muitas situações tenderão a acontecer como problemas e complicações e cabe aos seus gestores tomar a decisão mais acertada sobre o rumo que ela deverá seguir. Logo, saber lidar com tais intercorrências torna-se de fundamental importância para sua sustentação a longo prazo. Nesse intuito, em decorrência dessas situações, ao longo dos anos muitos pesquisadores chegaram à conclusão que não há método melhor de lidar com um problema do que descobrir e eliminar sua verdadeira causa. Assim, faz-se necessário realizar um estudo acurado sobre os fatores que estão levando a organização a gerar resultados negativos, por meio de uma visão holística sobre os processos de modo que se possa extinguir os gaps existentes.

Observado que grande parte das empresas, em algum momento, passa por uma fase de ineficiência de gestão, Kaoru Ishikawa elaborou uma ferramenta capaz de analisar as verdadeiras causas dos problemas ocorridos identificados: o Diagrama de Ishikawa. Esse diagrama  pode ser definido como uma ferramenta gráfica na qual é possível gerenciar de forma eficaz o controle de qualidade em diferentes processos da organização.

Ao longo do tempo alguns nomes foram sendo correlacionados a essa ferramenta como 1) Diagrama de Causa e Efeito, 2) Diagrama Espinha de Peixe ou 3) Diagrama 6Ms. O primeiro – Diagrama de causa e efeito – devido a aplicação dessa ferramenta que, em sua essência, visa identificar um determinado problema, para, posteriormente, analisar as causas e efeitos que a ele estão relacionados. O segundo – Diagrama espinha de peixe – recebe esse nome devido ao design do diagrama que, após sua elaboração, possui uma grande semelhança com a espinha de um peixe. Já o terceiro – Diagrama 6Ms – é em referência aos principais tópicos de estudo da ferramenta elaborada por Kaoru Ishikawa.

  • Método à procedimentos, manuais, instruções de trabalho
  • Matéria Prima à especificações, fornecedores
  • Mão de Obra à treinamento, motivação, habilidades
  • Máquinas à manutenção, proteções, condições inseguras
  • Medição à verificação, instrumentos
  • Meio ambiente à relações interpessoais, clima, sujeira

Em seus estudos, Kaoru Ishikawa constatou que 95% dos problemas poderiam ser solucionados com a utilização desta ferramenta e que qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento sobre o processo poderia ser capaz de utilizá-lo de forma satisfatória. Um ponto de grande valia dessa ferramenta é que sua utilização pode ser relacionada a uma infinidade de itens, pelo fato de permitir o levantamento de dados geradores de problemas consequentemente facilitando sua solução.

Para construção do Diagrama de Ishikawa se faz necessário executar alguns passos, sendo eles:

  1. Definir o problema a ser analisado: Em um primeiro momento torna-se necessário determinar o problema que será o foco de análise, bem como os objetivos que se almejam alcançar por meio dessa ferramenta, de forma mensurável e objetiva.
  2. Estruturar o diagrama: Nesse ponto deve-se juntar as informações necessárias sobre o problema a ser analisado e destacá-las a fim de facilitar a sua compreensão pelo time responsável pela elaboração do diagrama.

 

  1. Agrupar as informações: Reunido o time encarregado pela elaboração, faz-se necessário agrupar as informações obtidas e organizá-las de forma integrada com os agentes envolvidos, por meio de, por exemplo, sessões de Brainstorming.

 

  1. Classificar as causas: Esse é considerado o momento de filtragem das informações, na qual se verifica quais informações são realmente úteis e quais são dispensáveis. Desse modo analisa-se apenas as causas e efeitos pontuais do problema, de modo a permitir o desdobramento destes, identificando, por exemplo, suas sub-causas, com o intuito de criar um plano de ação com base no material disponível.

 

  1. Concluir o diagrama: Sabendo os pontos relevantes de estudo em que visa realizar análise e a elaboração de um plano de ação eficaz, é chega-se o momento de esquematizar o diagrama. Assim, ele deverá ser elaborado por completo, contendo os componentes dos 6Ms, bem como seus componentes estruturais e gráficos.

Componentes que integram o diagrama de Ishikawa.

  • Cabeçalho: Título, data, autor do grupo de trabalho.
  • Efeito: Contém o indicador de qualidade e o enunciado do problema. É escrito no lado direito, desenhado no meio da folha.
  • Eixo Central: Uma flecha horizontal, desenhada de forma a forma a apontar para o efeito.
  • Categoria: Representa os principais grupos de fatores relacionados com o efeito. As flechas são desenhadas inclinadas, as pontas convergindo para o eixo central.
  • Causa: Causa potencial, dentro de uma determinada categoria, que pode contribuir com o efeito. As flechas são desenhadas em linhas horizontais, apontando o ramo de categoria correspondente.
  • Sub-causa: Causa potencial que pode contribuir com uma causa específica. São as ramificações de causa.

Assim, pontua-se que o Diagrama de Ishikawa visa verificar o problema com foco no desdobramento de suas causas e efeitos para melhor entendimento da situação vigente na organização, a fim de solucioná-lo. Por sua utilização é possível obter uma série de benefícios, como um enfoque no aperfeiçoamento do processo, registro visual das causas potenciais que podem ser revistas e atualizadas e uma maior interação com os colaboradores da organização. Além disso, a ferramenta também estrutura de forma hierárquica as suas causas em potencial, bem como as oportunidades de melhoria.